Museus


  • Guggenhein Museum
  • O projeto arquitetonico do museu original em Nova Iorque e do importante arquiteto americano Frank Lloyd Wright e e famoso pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais organica. O museu abriga importante colecao de arte moderna reunidas pelo seu fundador e sua sobrinha Peggy Guggenheim no começo do seculo XX com um incalculavel valor artistico e monetario.

  O Museu Guggenheim fica em uma das areas mais tradicionais da ilha de Manhattan. De frente para o Lago     Jaqueline Kennedy Onassis, no Central Park e para a 5a Avenida, entre a ruas 88 e 89. O museu e uma peça arquitetonica que se diferencia de longe de todas as construcoes ao seu redor.














   

  •   Metropolitan Museum
  •      O Metropolitan Museum e um dos museus mais importantes da cidade e tambem do mundo. Encontra-se em Manhattan (5a Avenida da rua 80 ate a 84) e e uma otima opcao para passar uma tarde (ou um dia inteiro) vendo arte.

  •     E um museu enorme e contem arte de quase todas as epocas e zonas do mundo. Tem muitas secoes entre as quais podemos ver pinturas e esculturas dos Estados Unidos, uma imensa colecao de arte do Oriente Antigo que tem pecas do Neolitico e da Idade do Bronze. Tambem arte da Asia, Oceania e America que incluem algumas pecas de aborigenes australianos com mais de 40.000 anos de antiguidade. Uma secao de arte asiatica, que alias, e uma das mais completas de um museu ocidental e contem pecas que representam a todas as civilizacoes da historia da Asia. Outra importante secao deste museu e a de Arte Egipcia, cujas obras datam do Paleolitico ate a epoca da dominacao romana. Tambem ha secoes que incluem esculturas e artes decorativas europeias, arte grega e romana, arte islamica e arte medieval.

  •     Tem tambem secoes de fotografias, desenhos, pinturas e gravuras, onde ha obras de Leonardo da Vinci, Miguel Angelo e Rembrandt, entre tantos outros. Nao posso esquecer de citar tambem a secao de instrumentos musicais! Muito rica em belissimos instrumentos de sopro, pianos e violinos.

  •    E ainda que o MOMA (Museum of Modern Art) seja o museu de arte contemporanea mais importante da cidade, o Metropolitan tambem tem uma vasta colecao deste tipo de arte. Vale muito a pena visita-lo, mas aconselho escolher com antecedencia as colecoes que se querem visitar, para aproveitar melhor o tempo.








































































  •   MoMA
  •     O Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art), mais conhecido como MoMA, foi fundado no ano de 1929 como uma instituicao educacional. Atualmente e um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo. O museu fica na rua 53 entre as Avenidas 5a e 6a.

       A rica e variada colecao do MoMa constitui uma das maiores vistas panoramicas sobre a arte moderna. Inicialmente o museu mantinha 8 pinturas e um desenho. Hoje conserva no edifício mais de 150.000 pinturas, esculturas, desenhos, modelos arquitecturais, imagens, fotografias e peças de design. Ainda contem uma livraria e arquivo com cerca de 305.000 livros e ficheiros de mais de 70.000 artistas.
     
      Dentre os artistas mais notaveis encontramos: Auguste Rodin, Paul Cezanne, Paul Gauguin, Vincent van     Gogh, Heri Rousseau, Henri Matisse, Pablo Picasso, Gustav Klimt, Piet Mondrian, Kandinsky, Jackson Pollock....

       Alem das obras fixas o MoMa exibe ainda exposicoes temporarias, muitas tambem de memoraveis artistas dea arte moderna.
      Desde que me mudei pra New York, me tornei membro do MoMa, funcionando da seguinte maneira: posso escolher que parte do imposto que pago ao governo, seja doado ao museu; com isso minha entrada e gratuita e posso levar comigo ate 5 convidados pagando um valor de entrada bastante reduzido! Eu adoro!